Coexist é o novo trabalho do artista audiovisual especialista em estudos urbanos pela Universidade de Barcelona Erik Harley realizado para Biel Blacafort, produtor musical espanhol que vive em Barcelona.
Trata-se de um vídeo-clip no qual foram utilizadas imagens digitais do Google Earth e música eletrônica que explora a condição construtiva do mundo globalizado e o modo como o entendemos a medida que o construímos e digitalizamos. Levando em conta a base teórica e as ideias do geógrafo e teórico social britânico David Harvey, o vídeo supõe uma crítica ao crescimento contínuo e ilimitado das nossas cidades tendo como resultado soluções formais baseadas em argumentos financeiros e executadas velozmente enquanto se planeja o próximo passo que pode ser construído.
Todas as imagens do vídeo-clip foram retiradas do Google Earth. A primeira metade do vídeo destaca-se pelas imagens de paisagens naturais para, na segunda metade, dar um salto até as cidades e conjuntos urbanos. Entre todas as imagens de cidades que aparecem e, não por casualidade, duas da Espanha, correspondem a duas torres separadas por vinte anos e que representam dois momentos chaves do processo de transformação urbanística que o país tem sofrido.
Por um lado, a torre de telecomunicações de Montjuic, obra de Santiago Calatrava e que representa simbolicamente todo o desenvolvimento urbanístico e construtivo suposto para Barcelona nas Olimpíadas de 1992 e que pode ter como início o processo construtivo que finalmente desembocou na crise econômica que atualmente sofre a Espanha. Por outro lado, aparece também a Torre InTempo localizada em Benidorm, símbolo do esbanjamento, desperdício e consumismo que caracterizou a Espanha e sua arquitetura nos últimos tempos. Começo e fim de uma época para aprender e refletir.
Segundo explica Harley na sua página web, "trata-se de uma exploração visual sobre a dinâmica construtiva com a qual abordamos o mundo - nós, os humanos-entendendo-o na medida que o construímos e reproduzimos. O capitalismo defendeu repetidamente que o crescimento urbano quantitativo responde e soluciona qualquer tipo de problemática econômica. Erro. Essa dinâmica produtiva entende o espaço como o maior bem econômico produzível. Essa vontade de desenvolvimento contínuo e crescimento infinito responde a uma ideia devastadoramente simples: construir riqueza e edificar sociedade".
Vídeo: Erik Harley
Música: Biel Blancafort
Título: Xavi Miranda
Ano: 2018